Quando trabalhamos com monetização de aplicativos o principal a se saber é: Quanto mais anúncios as pessoas veem dentro de um aplicativo mais ganhos obtemos nesse aplicativo. Muitos então acabam criando estruturas erradas em seus apps na intenção de mostrar mais anúncios. Vamos abordar nesse post uma configuração para aumentar seus ganhos em banners, mas é importante saber todos os pontos que vamos abordar nesse post, então leia com atenção até o final.
1 – O que fazem de errado – Limitação de anúncio a vista
Muitos desenvolvedores querendo aumentar seus ganhos começam a criar temporizadores via código para exibir banners durante alguns segundos e depois desse tempo acabar fazem outra chamada para o AdMob, pedindo outro anúncio de banner, substituindo assim o anúncio anterior.
Exemplo: O usuário acessa o aplicativo e um banner com anúncio é exibido, depois de 10 segundos o código do aplicativo vai finalizar esse anúncio no banner e vai exibir outro anúncio no banner por mais 10 segundos. Se um usuário ficar 1 minuto nessa tela poderá ver mais de 4 anúncios diferentes no mesmo banner.
Jone Franco
Esse tipo de configuração via código não é nenhum pouco recomendado e pode levar seu aplicativo a ter uma limitação de anúncios. Isso ocorre porque em um período muito curto o mesmo usuário está vendo muitos anúncios, levando ao AdMob ou até outra plataforma a suspeitar se esse usuário não é algum boot (sistema computacional fingindo ser uma pessoa).
Se quiser fazer um controle de tempo de exibição de banner, faça isso pelo site do AdMob. Dentro do site existe a configuração onde podemos definir o tempo de exibição para um anúncio ser exibido dentro do banner. Existe até um limite mínimo e máximo de tempo aceito, mas vamos mostrar mais adiante.
2 – Tempo de Exibição Maiores Ganhos
Quanto mais tempo um anúncio ficar visível melhor será seus ganhos. Anúncios que ficam bastante tempo sendo visíveis no seu bloco de anúncio de banner cria um histórico bom para seu aplicativo. Existe uma métrica chamada Active View para sites e aplicativos que mede esse tempo de exibição de um anúncio. Veja o que o própria documentação informa:
Os dados de visibilidade ajudam os editores a aumentar o valor de longo prazo do inventário da Rede de Display. Os anunciantes mostram cada vez mais interesse em comprar impressões visíveis. Graças a essa tendência, os editores com o inventário mais visível têm maiores chances de aumentar a receita.
https://support.google.com/adsense/answer/4510652?hl=pt-BR#zippy=
No final do post vamos colocar mais links sobre o Active View para uma leitura complementar direto na documentação.
Ao ler acima conseguimos perceber mais uma vez que colocar um código dentro do aplicativo para remover um anúncio e colocar outro no lugar pode prejudicar seu bloco e assim diminuir seus ganhos.
Entenda que um anúncio pode demorar um tempo maior do que outro para ser finalizado, então esqueça essa parte de querer colocar algum valor fixo de tempo dentro do seu código.
3 – Configurações no AdMob
Como citamos acima, quanto mais tempo um anúncio ficar sendo exibido para o usuário melhor é para nossos ganhos. Como citamos não temos como saber quanto tempo um anúncio foi exibido por completo, mas o próprio AdMob sabe.
Então dentro das configurações do site do AdMob você pode definir um limite de tempo para atualizar o anúncio de um banner. Esse limite, até o momento desse post, é de 30 segundos até 150 segundos. Não podemos saber se ao definir um limite de 40 segundos o algoritmo vai enviar para seu app anúncios de no máximo 40 segundos, ou então o AdMob pode enviar um anúncio de 50 segundos e não exibi-lo por completo. Mas saiba que essa configuração fica a seu critério.
Dentro do site do AdMob existem 3 configurações que podemos realizar:
- Desativado: Nessa configuração o AdMob irá enviar apenas um anúncio para seu banner e se esse anúncio for exibido por completo o AdMob não irá atualizar o anúncio por outro anúncio. Dessa forma você pode deixar de ganhar mais.
- Personalizado: Essa configuração citamos acima. Nela podemos colocar para atualizar um anúncio entre 30 segundos à 150 segundos. Dessa forma o AdMob fará a atualização do anúncio que está dentro do seu banner.
- Otimizado pelo Google: Essa é a configuração que deixo para todos meus banners. Nessa configuração você deixa o próprio AdMob gerenciar a atualização do anúncio. Então se o AdMob resolve mostrar vários anúncios para o mesmo usuário, isso é a plataforma que está fazendo, meus ganhos vão aumentar e estão cientes que essa configuração está sendo gerenciada pela plataforma. E ao atualizar o anúncio por outro anúncio a certeza que tenho é que o usuário do app já deve ter visto por um tempo bom aquele anúncio, ou seja, meu active view foi alto.
Tutorial de como colocar Tempo Personalizado e Otimizado pelo Google
Abaixo vamos mostrar como configurar seu banner para Otimizado pelo Google e mesmo não recomendando utilizarem a configuração de Atualização Personalizada de exibição de anúncios em banner, vou disponibilizar o passo a passo tambem, visto que não posso forçar ninguém a fazer o que faço.
Acesse o site do AdMob com sua conta
1 – Menu lateral esquerdo click em Apps
2 – Selecione seu Aplicativo
3 – Click em Blocos de anúncios
4 – No centro da tela click em um dos seus banners
5 – Eu recomendo seguir a documentação e deixar em Otimizado pelo Google
6 – Caso queira personalizar escolha de 30 a 150 segundos
Para mais informações veja nosso vídeo do canal:
Autor: Jone Franco
Referencias:
https://support.google.com/adsense/answer/4510652?hl=pt-BR#zippy=
https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/video/5-factors-of-viewability/
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